Titulares de linha telefônica pré-paga em 17
estados têm até a próxima segunda-feira (18) para recadastrar e atualizar
seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do
projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro
nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.
A exigência vale para os moradores dos
estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão,
Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio
Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o Distrito
Federal já concluíram essa etapa de recadastramento.
Esta é última fase da campanha de comunicação
aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras
Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro
Pré-Pago.
Segundo a agência reguladora, o objetivo da
iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a
ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e,
dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.
Recadastramento
Os usuários de pacotes pré-pagos serão
acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop
ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências
cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para
fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos
sites e números.
Pessoas que tiverem a linha pré-paga
bloqueada poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio
dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao
consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o
endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o
número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas
informações adicionais de validação do cadastro.
Para evitar fraudes, os usuários podem
confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato,
encaminhado pela prestadora contratada.
Confira os números utilizados pelas prestadoras para envio das mensagens:
Em caso de dúvidas, os titulares de linhas
pré-pagas podem entrar em contato com as operadoras pelos seguintes canais:
Operadora
|
Endereço eletrônico
|
Central de atendimento
|
Claro
|
1052
|
|
Tim
|
1056
|
|
Vivo
|
1058
|
|
Oi
|
1057
|
|
Algar
|
1055
|
|
Sercomtel
|
1051
|
Fonte: Anatel
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